28/02/2023

CEO da Chevron não descarta consolidação entre grandes petrolíferas

Por Sabrina Valle - Reuters Brasil

HOUSTON, 28 Fev (Reuters) - O presidente-executivo da Chevron Corp. (CVX.N), Michael Wirth, disse nesta terça-feira que uma consolidação entre as cinco maiores produtoras de petróleo ocidentais continua sendo uma possibilidade, mas enfrentará obstáculos regulatórios.

A disparada dos preços das ações e dos níveis de caixa nas principais empresas de energia dos EUA, focadas no petróleo, levou Wall Street a falar de possíveis negócios para os produtores de petróleo europeus. Os analistas do Citi especularam em janeiro que a Chevron ou a Exxon Mobil (XOM.N) poderiam adquirir a BP PLC (BP.L

"Eu nunca digo nunca sobre nada", disse Wirth em uma coletiva de imprensa após a atualização anual de negócios da empresa para investidores. "Mas não seria simples de executar, apenas considerando a realidade de conseguir algo assim aprovado."

As aprovações regulatórias e governamentais tornam o processo mais complexo do que no final dos anos 1990, quando o maior número de companhias de petróleo e os preços deprimidos das ações desencadearam a consolidação que levou a um punhado de supermajors.

"À medida que você chega a menos pessoas que se sobrepõem, os desafios regulatórios e as aprovações do governo, etc., ficam um pouco mais complexos", disse Wirth.

A Chevron não está com pressa para fusões e aquisições em petróleo ou energia renovável e continua comprometida em manter um controle rígido sobre os gastos, mesmo durante períodos de altos preços de energia e abundância de caixa, disse ele.

"Gastar mais rápido não necessariamente melhora as oportunidades. Significa apenas gastar mais rápido", disse Wirth. "Seremos pacientes."

 

Atuamos em todo o território nacional, proporcionando mais flexibilidade aos nossos clientes.

Faça uma cotação

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.