28/02/2024

Como fazer uma armazenagem eficiente para aumentar a produtividade?

Como fazer uma armazenagem eficiente para aumentar a produtividade?
A armazenagem eficiente é parte fundamental da logística de uma empresa que atua com produtos, essa etapa influencia a produtividade, bem como o sucesso dos demais passos nesse processo. Afinal, ao garantir que os produtos sejam armazenados de forma organizada, segura e acessível, é possível agilizar as operações, reduzir custos e melhorar a satisfação dos seus clientes. Empresas que buscam maximizar sua eficiência logística e aumentar a produtividade em suas operações devem escolher a melhor solução de armazenagem. Assim, é possível otimizar o espaço, agilizar o acesso aos produtos e garantir a integridade das mercadorias, resultando em um fluxo de trabalho mais fluido e eficaz. Neste artigo, você confere algumas dicas para fazer uma armazenagem eficiente por meio de uma empresa logística, assim, maximizando a produtividade e o sucesso da sua marca.  

1 - Analise as necessidades de armazenagem da sua empresa

Antes de tudo, é fundamental entender as necessidades específicas de armazenagem da empresa. Para isso, o setor responsável deve considerar fatores como:
  • Tipo e volume de produtos a serem armazenados;
  • Modelo de serviço necessário, como desovas e estufagens de contêineres, armazenagem de cargas soltas, contêineres ou isotanques, carregamento e embarque, entre outros;
  • Requisitos de acesso e manipulação;
  • Questões de segurança e regulamentações aplicáveis.
Com esses fatores no radar, é possível identificar empresas de armazenagem que ofereçam exatamente o que a sua empresa precisa. Além disso, priorize centralizar todos os serviços logísticos, ou seja, se for necessário terceirizar as etapas de transporte e despacho aduaneiro, considere encontrar uma empresa que ofereça o processo completo.  

2 - Busque soluções customizadas

Como você viu no tópico anterior, cada empresa possui requisitos únicos de armazenagem. Por isso, é importante buscar uma solução que possa ser adaptada às necessidades específicas do negócio. Na prática, isso pode significar utilizar diferentes tipos de estruturas de armazenamento, como prateleiras, paletes ou sistemas de racks, conforme apropriado. A escolha do serviço de armazenagem é muito importante para a eficiência das operações.  

3 - Considere o espaço de armazenamento

A otimização do espaço disponível é essencial para uma armazenagem eficiente. Verifique se o armazém inclui o uso de estruturas de armazenamento vertical, aproveitamento de espaços ociosos e implementação de técnicas de estocagem inteligente para garantir a máxima utilização do espaço disponível. Um layout bem estruturado para o armazém influencia aspectos como fluxo de mercadorias, acessibilidade e atendimento dos requisitos de segurança. As áreas de recebimento também precisam ser organizadas, bem como o estoque e expedição, de forma lógica e eficiente, facilitando o acesso e a movimentação dos produtos.  

4 - Verifique a implementação de tecnologia

A tecnologia desempenha um papel fundamental na armazenagem eficiente. A adoção de sistemas de gestão de estoque automatizados, rastreamento por radiofrequência, leitores de código de barras e outras ferramentas pode ajudar a monitorar e controlar o estoque com precisão, reduzindo erros e agilizando as operações. É necessário entender como funciona o processo da empresa de armazenagem escolhida, para que estar em sinergia nesse processo, verificando como alinhar seu controle interno com a armazenagem e distribuição terceirizada. Além disso, a tecnologia também ajuda a sua empresa a ter um controle e acompanhamento real da carga.  

5 - Priorize a segurança e o controle de qualidade

A segurança dos produtos armazenados é uma prioridade, portanto, é importante contar com medidas adequadas de segurança e controle de qualidade. Isso pode incluir sistemas de vigilância, controle de acesso, e procedimentos de inspeção e monitoramento para garantir a integridade dos produtos. É importante que a empresa ofereça um controle de acesso rigoroso para todo o manejo da carga. Isso inibe erros, perdas e furtos.  

6 - Não abra mão do treinamento da equipe

Investir no treinamento e capacitação da equipe de armazém é essencial para garantir a eficiência operacional. Apesar da irrevogável valia dos equipamentos e sistemas de tecnologia para o processo de armazenagem eficiente, a equipe também desempenha um papel fundamental no resultado. Com isso, fica claro que funcionários bem treinados serão mais eficientes na execução de tarefas e na utilização de tecnologias e equipamentos, contribuindo para uma armazenagem mais eficiente e produtiva. Uma parte desta etapa contempla contar com uma equipe experiente para realizar a escolha da empresa de armazenagem ideal, outra parte fica a cargo da empresa de armazenagem escolhida, obviamente. Para que a sua empresa se certifique disso, é possível verificar se a empresa de armazenagem conta com certificações como SASSMAQ e ISO 9001.  

7 - Fique de olho na armazenagem sustentável

Investir em logística sustentável é cada dia mais indispensável, isso se aplica a diversas etapas do processo, inclusive quando se busca por uma armazenagem eficiente. Na prática, a armazenagem eficiente faz escolhas inteligentes, como:
  • Usar embalagens ecológicas com materiais biodegradáveis ou recicláveis;
  • Investir em sistemas de iluminação LED e equipamentos para reduzir o consumo de energia elétrica, como sensores de movimento;
  • Otimizar as rotas para um transporte sustentável;
  • Implementar um programa de gestão de resíduos para reciclagem de materiais, isso reduz a quantidade de lixo e ainda contribui para a preservação de recursos naturais;
  • Armazenamento vertical, como estantes, otimiza o uso de espaço.
 

Armazenagem eficiente é na Self Logística

A armazenagem eficiente é muito importante para o sucesso das operações logísticas. Considerando esses aspectos, sua empresa pode escolher uma solução de armazenagem ideal. Assim, é possível garantir um ambiente de armazenamento que atenda às necessidades do negócio e contribua para o aumento da produtividade e eficiência operacional. A Self Logística conta com serviços especializados de armazenagem para contêineres, Isotanks. Nosso terminal possui a capacidade de armazenar todos os tipos de contêineres e isotanks cheios ou vazios. Desse modo, podemos atender às necessidades específicas de cada cliente, incluindo desovas e estufagens de containers DRY, HC e Flat Rack, armazenagem de cargas soltas com carregamento, embarque e transporte. Aqui na Self Logística, você ainda pode contar com diversos serviços, além da armazenagem, como despacho aduaneiro e transporte de carga. Atuamos com as certificações SASSMAQ e ISO 9001 e as licenças essenciais a cada serviço, priorizando a prática de logística sustentável. Faça uma cotação aqui no site ou converse conosco pelo WhatsApp.

Atuamos em todo o território nacional, proporcionando mais flexibilidade aos nossos clientes.

Faça uma cotação

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.